O tecido
conjuntivo propriamente dito é, dos tecidos conjuntivos, o menos diferenciado e
mais genérico, preenchendo todos os espaços entre os restantes tecidos, logo
presente em todos os órgãos, e abaixo da derme, estabelecendo a ligação entre todos.
Permite igualmente o transporte de metabólitos e participa na defesa do
organismo. É constituído por vários tipos de células que encontram-se imersas
em uma substância intercelular, designada como matriz extracelular.
O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser
classificado em:
- Tecido conjuntivo frouxo: O tecido conjuntivo, ou tecido areolar, é formado por fibroblastos e uma matriz extracelular gelatinosa. Os fibroblastos são células estreladas grandes que secretam colágeno e fibras elásticas para o espeaçõ entre as célular. O tecido conjuntivo frouxo é macio e envolve, protege e funciona como um coxim de amortecimento para diversos órgãos. Ele também atua como um “tecido-cola”, pois ele é o responsável por manter os órgãos em suas posições. O tecido conjuntivo frouxo é o tipo de tecido conjuntivo mais amplamente distribuido pelo coprpo. Uma camada desse tecido está presentes sob as membranas mucosas, revestindo a sua superfície interna.
- Tecido Conjuntivo Denso: O tecido conjuntivo denso é formado por fibroblastos e matriz extracelular que contém fibras colágenas e elásticas, sendo o seu principal componente as fibras colágenas. Os fibroblastos secretam as fibras para a matriz extracelular, que formam estruturas de suporte resistentes, como tendões, os ligamentos, as cápsulas e a fáscia.
- Tecido Adiposo: O tecido adiposo, ou gorduroso, é um tipo de tecido conjuntivo no qual os fibroblastos aumentam de tamanho e armazenam gordura. O tecido adiposo forma a camada que reveste internamente a pele, conhecida como camada subcutânea. Em virtude de sua localização, o tecido adiposo pode isolar o organismo das temperaturas estremas do meio externo. Por exemplo, em um ambiente frio, o tecido adiposo previne a perda de calor do corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário