terça-feira, 1 de abril de 2014

Osteomalácia

O que é?

A osteomalácia é uma doença óssea caracterizada por ossos frágeis e quebradiços que nos adultos pode anteceder ou ser confundida com a osteoporose, e que na criança pode causar uma doença chamada raquitismo.



O que causa?

A osteomalácia deriva da deficiência de vitamina D, da deficiente ingestão de cálcio e por exposição insuficiente à luz solar (os raios ultravioletas ajudam a sintetizar a vitaminaD). A vitamina D promove o aproveitamento do cálcio e na ausência dela o cálcio da dieta não é absorvido adequadamente pelos intestinos.
A osteomalácia também pode ser consequente a hepatopatias crônicas, insuficiência renal, câncer, acidose ou uso prolongado de anticonvulsivantes. Também pode ocorrer perda de fósforo, de natureza congênita ou por lesão renal. Por isso, é mais comum que os déficits de vitamina D ocorram em pessoas que se expõem pouco ao sol, precisam ficar em ambientes fechados, têm intolerância à glicose, não bebem leite e não usam derivados dele ou seguem uma dieta vegetariana.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da osteomalácia são: dores ósseas e fraqueza muscular. Se o nível de cálcio sanguíneo estiver muito baixo, pode haver sensação de dormência ao redor dos lábios, nos braços ou nas pernas e tetania (espasmos musculares) nas mãos, pés e garganta. Os ossos podem sofrer fraturas ante um traumatismo mínimo.


Tratamento
Para o tratamento da osteomalácia recomenda-se tratar a sua causa, e isto pode ser alcançado através da:
  • Suplementação de cálcio, fósforo e/ou vitamina D;
  • Alimentação rica em cálcio e em vitamina D e E;
  • Exposição solar de 15 minutos diários no início da manhã, sem protetor solar.
  •  
     

Caso a osteomalácia seja causada pela síndrome da má absorção intestinal deve-se tratar esta doença também e em alguns casos com a realização de uma cirurgia para fazer a correção das deformidades ósseas.


Um comentário:

  1. A osteomalacia esta associada também com o uso de Fenitoína, devido à interferência da fenitoína no metabolismo da Vitamina D.

    ResponderExcluir